O MÉTODO PDCA
Mundialmente conhecido e amplamente aplicado, o PDCA constitui a base de trabalho da P5 Consultoria Executiva. Focado em resultados, é um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária.
Os projetos são definidos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. A P5 orienta, acompanha e participa ativamente da implementação do novo sistema de gestão. Durante o processo, o maior desafio a ser alcançado é fazer com que a própria empresa cliente aprenda a conduzir sozinha sua nova gestão.
O CICLO PDCA FACILITA A TOMADA DE DECISÕES E O ALCANCE DE METAS
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.
Na década de 50 ele foi popularizado no mundo todo por outro americano, o professor William Edwards Deming, conhecido como guru do gerenciamento de qualidade e reconhecido por sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA durante a segunda guerra e também por seu trabalho de consultoria com executivos japoneses.
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
- P: do verbo "Plan", ou planejar.
- D: do verbo "Do", fazer ou executar.
- C: do verbo "Check", checar, analisar ou verificar.
- A: do verbo "Action", agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
Importante ressaltar que, uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa, um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.
Como funciona uma consultoria empresarial?
- Entendendo e eliminando gargalos que podem estar impedindo o crescimento de sua empresa ou negócio.
- Aprimorando o processo de tomada de decisão.
- Evidenciando os principais resultados do negócio para que a tomada de decisão seja baseada em fatos mais assertivos.
- Reduzindo riscos.
- Implementando e potencializando boas práticas organizacionais.
- Tornando os processos mais eficazes e eficientes.
- A consultoria empresarial também funciona como uma ferramenta de produtividade.
- Promovendo crescimento sustentável.
- Planejando o desenvolvimento equilibrado do negócio.
- Removendo obstáculos para o crescimento e desenvolvimento.
- Identificando a cultura atual, verificando possíveis obstáculos para o crescimento e desenvolvendo a cultura desejada.
- Melhorarando os resultados.
- Acompanhando a execução do planejamento, analisando os resultados, tomando decisões e acompanhando sua implementação.
- Identificando problemas e suas causas.
- Diagnosticando problemas, identificando suas causas e propondo ações para solucioná-los.